Inimigos da alma - Estresse

Retorne ao seu descanso, ó minha alma, porque o Senhor tem sido bom para você! (Sl 116:7)

Vivemos num mundo cheio de tensão, muitas obrigações e grandes cobranças. Preocupações, que geram noites mal dormidas, alimentação desbalanceada ou melhor que alimentação?! Com certeza nesse clima exaustivo você já se deparou ou você mesmo já se diagnosticou com sintomas do bendito Estresse. O que seria?? Segundo dicionário: "Conjunto das perturbações orgânicas e psíquicas provocadas por vários estímulos ou agentes agressores, como o frio, uma doença infecciosa, uma emoção, um choque cirúrgico, condições de vida muito ativa e trepidante, etc."

Há formas e formas de se encontrar em estresse e quero refletir ao estresse proveniente de "condições de vida muito ativa". Confesso que tenho lutado com esse inimigo diariamente e muitas vezes perdido. Ao ponto de gerar gastrite, dores musculares, queda de cabelo, fortes dores de cabeça e acabar medicada com calmante, tenso! E no que adiantou em minha vida? Nada! Problemas, inquietações, continuam no mesmo lugar e você só acaba fisicamente e emocionamente desgastada.

Mas, é possível eliminar o estresse? Buscarei mostrar um pouco do que a palavra de Deus tem a nos orientar sobre isso.

1. Comece a lançar as suas ansiedades sobre Jesus. "Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês." (1 Pe 5:7). A ansiedade é a porta de entrada do estresse. Sofrer antecipadamente nos traz desgaste mental. E por que lançar nossa ansiedade sobre Jesus? Simplesmente porque Ele cuida de nós. Essa é a promessa. Não importa como estejamos o Senhor Jesus prometeu que estaria conosco para sempre. Podemos confiar no seu agir, Ele nos ama e tem preparado tudo que seja bom, perfeito e agradável para nós. "Portanto eu digo: Não se preocupem com sua própria vida, quanto ao que comer ou beber; nem com seu próprio corpo, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante que a comida, e o corpo mais importante que a roupa? Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? (Mt 6:25‭-‬26). A ansiedade é ineficaz, prejudicial. (Mt 6:27,34)

2. Transforme todo sofrimento em orações.  "Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus" (Fp 4:6). Fale com Deus! Não há algo mais confortador que a presença de Deus. Mesmo que esteja em situações difíceis, que não veja saída tenha confiança. Entregando ao Senhor a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o seu coração e a sua mente (Fp 4:7). Ele lhe trará uma solução, um escape, mas você precisa estar atento e sensível à Sua voz. Fique em silêncio, falamos demais e ouvimos pouco. Ele não age na nossa loucura e urgência mas na hora certa e precisa.

3. Busque o equilíbrio entre o trabalho e descanso. "No sétimo dia Deus já havia concluído a obra que realizara, e nesse dia descansou" (gn 2:2). Equilibrio é o que faz toda diferença na vida. Sim precisamos trabalhar, ao menos grande parte sim, mas se não podermos desfrutar dos frutos desse trabalho pra que serve todo desgaste? (Sl 127:1-2). Deus descansou e porque você está ai correndo igual barata tonta?!

4. Dê a Deus o primeiro lugar em sua vida. "Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês" (Mt 6:31-33). Quando priorizamos o Reino e realizamos a obra que Deus nos chamou a fazer automaticamente Ele cuidará das nossas e não há quem melhor para fazê-lo!

Quer ser menos estressado? Comece não querendo abraçar o mundo, não somos super herois, então delegue funções. Aprenda a dizer não. Avalie a real necessidade de realizar algo. Separe tempo para aquilo que te traz satisfação: ler um bom livro, sair pra dançar, rir com amigos, fazer caminhada.  Se dê tempo para relaxar! Os problemas não irão se resolver porque você passou a noite em claro, então durma! Cabeça fresca pensa bem melhor!

Onde há trabalho, esforço e dedicação também pode haver paz. Confie em Deus. Ele não muda e é sempre fiel! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Essência é Jesus

A vida é um Vapor aprenda a dar valor!

Armadura de Deus: Cinto da Verdade