Dízimos e Ofertas

“Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa” Ml 3.10

Este assunto tem criado muita confusão em nossas igrejas e muitas vezes tem sido motivo de escândalo e mau testemunho em nosso meio.

Entretanto, a Bíblia tem muito a dizer sobre dízimos e ofertas e nós precisamos aprender o que Deus e Sua Palavra nos ensina sobre o nosso dinheiro.

Antigamente os israelitas tinham a obrigação de entregar a décima parte das crias dos animais domésticos, dos produtos e de outras rendas como reconhecimento e gratidão pelas bênçãos que Deus dava. Esta parte “devolvida” era usada para pagar as despesas do culto e o sustento dos sacerdotes/ levitas.

Além dos dízimos, os israelitas eram ensinados a entregar ofertas ao Senhor, principalmente na forma de sacrifícios  O holocausto (Lv 1. 6.8-13) é um exemplo.

Hoje o cenário é totalmente diferente daquele do Antigo Testamento, somos influenciados pelas pessoas, igreja e muitos acabam caindo no conto enganoso.

Como descrito na Bíblia devemos entregar todo o dízimo na casa do Senhor! Independente do valor.

Existem algumas coisas que precisamos relembrar a cerca do dízimo/ oferta e de nosso papel diante de tudo isso.

Em Sl 24.1 e Ex 19.5 encontramos versículos que provam que tudo que está na Terra pertence ao Senhor. Ou seja, tudo que temos, recebemos e conquistamos: pertence ao Senhor! Aquilo que temos não é nosso: é algo que Deus nos confiou para cuidar.

Já que tudo pertence ao Senhor, nos podemos considerar que somos mordomos de tudo que está na Terra. Ser mordomo é nada mais nada menos do que cuidar e zelar pelas coisas de outra “pessoa”.

Deus nos confiou toda a criação e consequentemente todo o fruto desta criação. Nada que esta em nossa mão nos pertence. Tudo é do Senhor pois Ele é o Dono de tudo, mesmo que ganhemos dinheiro ou bens pelo suor de nosso trabalho. O versículo 1 de Dt 8. nos ensina que o Senhor é quem nos dá força e a possibilidade de adquirirmos essas coisas. Esse é mais um motivo para devolvermos aquilo que nos é "emprestado".

Todo dinheiro que recebemos é suprido pelo Senhor, Foi Ele quem deu!

A Bíblia nos ensina que de todo esse sustento (renda) que ganhamos, Deus apenas nos orienta a devolver 10% de toda nossa renda mensal . Quanto as ofertas não há nenhum valor ou porcentagem especifica, está claro que podemos ofertar com o restante de nosso salário (90% do total) ou seja quanto quisermos e pudermos.

Todo o dinheiro entregue deve ser usado para a promoção do reino de Deus, para a obra da igreja local, para o evangelismo (1Co 9.4-14; Fp 4.15-18), para ajudar a quem precisa (Pv 19.17), para acumular tesouros no céu (Lc 6.32-35) e para aprender a temer e agradecer ao Senhor por tudo que Ele tem feito e por tudo o que Ele fez (Dt 14.22,23).

Tudo que entregarmos seja dízimo ou oferta deve ser dado de forma voluntárias e generosas, sem obrigações, pressões ou solicitações (2 Co 8.1-5,11,12).

A nossa atitude ao entregar o dízimo ou a oferta deve ser uma atitude de alegria aquilo que Deus já nos proporcionou (2 Co 9.7). Muitas pessoas entregam o dízimo por entregar e não percebem que o ato de reconhecer o nosso papel na história e de devolver aquilo que não nos pertence é verdadeiro e é uma das formas de demonstrarmos nossa gratidão e adoração a Deus.

Dar dízimo e ofertar é Bíblico e todo crente que quer ter um relacionamento real com Cristo aderi a essa prática e obedece o mandamento.

Dinheiro é um assunto muito delicado como esta escrito em 1 Tm 6.10 o amor a ele é a raiz de todos os males.

Portanto seja um bom mordomo de Cristo, além de dizimar e ofertar, administre corretamente aquilo que Deus te deu.

Tenha a intenção correta em seu coração ao devolver aquilo que é do Senhor, não use dízimo como barganha ou moeda de troca, não entregue seu dízimo em igrejas que não tenham o objetivo e o foco de adorar a Cristo. E não acredite
em pessoas que mentem quando estipulam valores para ofertas e dízimos, Deus não pede valor para ninguém, Deus apenas quer a nossa fidelidade e mordomia daquilo que Ele já nos confiou!

Seja um mordomo fiel! Devolva aquilo que pertence ao Senhor!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Essência é Jesus

A vida é um Vapor aprenda a dar valor!

Armadura de Deus: Cinto da Verdade