Dedicação Ministerial

"De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; Ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria." (Romanos 12:6-8)

"Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus." (Lucas 9:62)

Tenho pensado muito na palavra dedicação. Dedicação segundo o dicionário quer dizer: Afeto extremo, devoção para com alguém ou alguma coisa. Investir tempo, talento e trabalho.

Para mim se dedicar a algo ou alguém é simplesmente colocar a situação ou pessoa como prioridade no momento em que decidiu se dedicar.


Especificamente neste post falo sobre dedicação ao ministério. Nós somos chamados por Deus para trabalhar em Sua obra e temos a opção obedecer ou não a este chamado.

Todos aqueles que aceitaram a Cristo são chamados para contribuir de alguma forma em Sua obra e desempenhar algum papel importante para o Corpo de Cristo. Isto acontece personalizadamente para cada pessoa. Deus no tempo Dele mostra a partir de nossos dons, talentos e gostos qual ministério vamos desenvolver.

A meu ver têm acontecido duas coisas que tem prejudicado muito o nosso desenvolvimento nos ministérios em geral.

(1) Pessoas (nós) assumem as responsabilidades ministeriais e nos esquecemos de que estar em um ministério significa ter compromisso e dedicações. Ou seja, esquecemos por vezes que o nosso trabalho não é apenas quando se tem algo programado e fazemos apenas o básico e necessário, isso quando fazemos.

Quando estamos envolvidos ministerialmente lidamos com vidas que necessitam de nosso apoio e cuidado. Muito mais do que programações mirabolantes, as pessoas precisam ter alguém que invista tempo na vida delas.

2) Somos vitrine e nosso testemunho muitas vezes é totalmente contrario daquilo que pregamos e "fingimos" ser na frente de todos. Passamos uma falsa imagem.

Somos cristãos obviamente pecamos, porém existem erros básicos que nós deveríamos ser mais cautelosos para não cometermos. Não podemos cobrar algo que não vivemos ou pelo menos tentamos viver. Muitas vezes nos precisamos antes de passar uma falsa imagem para alguém ou ser um cristão utópico mudar ou reconhecer a necessidade de mudança. Não é falar que somos e fazemos é simplesmente ir e fazer.

Infelizmente muitos ministérios estão enfraquecidos e estão assim porque Deus não esta lá ou porque os líderes/pessoas que participam dele não estão devidamente firmados na Palavra e dedicados a cumprir seu chamado.

Um ministério deve acontecer pela Vontade, Autoridade e principalmente Instrução de Deus e não porque pessoas, líderes e igreja quiseram.

Deus tem um propósito para nós e bençãos incontáveis para nos dar através deste chamado, porém precisamos nos dedicar realmente ao que foi nos dado.

Muitas vezes priorizamos amigos, diversão, trabalho, estudos e outras coisas que não deveriam ser priorizadas. As coisas do Senhor sejam elas o que forem devem sempre ser prioridade em nossas vidas!

Invista tempo, conhecimento, oração e muitas outras coisas em seu ministério, seja ele qual for... Isso faz com que Deus o nosso Senhor seja honrado, glorificado e exaltado!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Essência é Jesus

A vida é um Vapor aprenda a dar valor!

Armadura de Deus: Cinto da Verdade