Gula é um pecado?

“mete uma faca à tua garganta, se és homem glutão”. Pv 23.2 

Como é gostoso comer... Se você é como eu que gosta de tudo e um pouco mais, deve saber do que vou falar.

Eu sou do tipo de pessoa que amo comer, alguns amigos até brincam comigo porque eu como muito! Pior de tudo é que não penso que toda essa minha comilança pode me trazer problemas sérios de saúde e mais que isso me fazer desagradar a Deus!

A gula é algo que ignoramos, nem todo mundo considera comer demais como um pecado. Ela é bastante aceita e deixada de lado por nós diariamente.

Alguma vez você já ouviu pregação sobre gula? Ou algum estudo? Eu confesso que nunca vi, porém a Bíblia ensina muitas coisas sobre o pecado da gula ou glutonaria.

O Estados Unidos tem sofrido por conta deste pecado. O índice de obesidade é elevado por lá e eles sofrem grandes consequências por conta da gula.

Nós aqui no Brasil esquecemos por vezes deste pecado. A taxa de obesos, diabéticos e pessoas que sofrem por conta do descontrole alimentar tem aumentado demais por aqui também.

A gula pode ser causada por inúmeras sensações ou sentimentos que nós seres humanos temos: raiva, tristeza, dor, ansiedade, entre outros... Esses sentimentos nos levam a depositar tudo na “boca”,  parece que na comida/besteiras encontramos a resolução de todos os nossos problemas...

Já ouviu alguém dizer: “nossa estou triste, preciso de um chocolate”?; Talvez essa situação não seja nada distante de você e isso é enfrentado por muitas pessoas diariamente... É a necessidade compulsória de comer ou saborear um chocolate ou muitos chocolates, tomar um café mesmo depois de ter comido o suficiente ou comer, comer e comer até não poder mais como se nunca mais fosse ver comida! Muitas pessoas sofrem isso, mas poucas delas reconhecem , que isso é pecado.

Minha mãe sempre me disse: Se der a primeira mordida já saciou sua fome!

A gula é pecado porque ela é a perversão do apetite. O apetite é um dom natural que Deus deu ao nosso organismo, ele é bom, saudável e natural. Uma forma e uma fonte para nos tornarmos saudáveis diariamente! Porém a distorção do apetite, é pecado.

Em Pv 23.21 está escrito que “Pois os bêbados e os glutões se empobrecerão, e a sonolência os vestirá de trapos”. Jesus nós ensina em Mt 6.31, 33: “...não se preocupem, dizendo: “Que vamos comer?” As vezes esquecemos do conselho de Jesus e colocamos em primeiro lugar a satisfação dos nossos apetites passageiros. Sendo que o mais importante é nos alimentarmos de Sua Palavra todos os dias.

A gula pode nós trazer problemas graves de saúde e além de tudo isso ela mancha o nosso corpo que é o templo do Espírito Santo. (1 Co 6.19-20)

E muito bom comer, experimentar novos alimentos e desfrutar das maravilhas que Deus criou, porém tudo tem um limite. Saiba qual é a necessidade real de seu corpo, faça as refeições necessárias, evite comer as famosas tranqueiras... Cuide de sua boca! Evite ser escravo de seu apetite. Assim você também glorificará a Deus nesta área!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Essência é Jesus

A vida é um Vapor aprenda a dar valor!

Armadura de Deus: Cinto da Verdade