Tudo Coopera para o nosso Bem!

"E sabemos que todas as coisas coopera juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou. Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?" (Romanos 8.28-31)

Que linda promessa está não é? Esse é um dos trechos que mais gosto da Bíblia, na verdade eu tenho a péssima ideia de achar muitas vezes que a Palavra é apenas um instrumento de correção e me esqueço de que ela também pode ser uma fonte de ESPERANÇA.

Nestes versículos encontramos promessas do Senhor para nós e são promessas eternas que valerão até a volta de Jesus.

Eu me encontro em uma situação bem confortável no momento, as coisas tem dado certo, não tenho tido grandes problemas (na verdade os problemas e as dificuldades que tenho enfrentado tem se tornado pequenos demais perto das bênçãos que tenho recebido de Deus) mais conheço pessoas, familiares e grandes amigos que tem passado por momentos de tribulação e provação e por isso resolvi escrever hoje sobre esse trecho.

Eu “descobri” e decorei estes versículos há 2 anos e aprendi que Deus tem um propósito em tudo que acontece em nossas vidas. Muitas vezes não entendemos os porquês das coisas. São perdas, desastres, dificuldades, brigas, injustiças, enganos, doenças e tribulações que nos deixam com dúvidas em relação a Deus, à Sua existência e às Suas promessas e propósitos para nós.

Mas Deus nos afirma em sua Palavra que “Para tudo existe uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu” (Ec 3.1) e ainda nos dá exemplos de pessoas que passaram por dificuldades, problemas, provações e receberam no final a benção de Deus como José, onde Deus permitiu que coisas ruins acontecessem em sua vida e tornou o mal em bem. “Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem” (Gn 50.20).

A verdade é que pela fé precisamos saber que Deus tem um propósito em tudo que acontece e por isso devemos viver dependentes disso.

Além disso todas as coisas que aconteceram ou acontecerão em nossa vida contribuíram para o nosso bem,  afinal “tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm 8.28). Independente do que seja, nossos sofrimentos, perdas, ganhos e alegrias cooperam para o nosso bem. Paulo diz em Rm 5.3-5 que ele se alegra nas tribulações, pois elas trazem perseverança, caráter aprovado e depois esperança. Eu posso dizer que isso é verdade, já aconteceram algumas coisas em minha vida que percebi depois que era um cuidado de Deus para o meu próprio bem, era algo ao meu favor. Mesmo que na hora eu achasse ruim, ficasse brava e irritada.

Independente do que aconteça,  Deus em todo o tempo está conosco e nada pode nos abalar. Tudo o que acontece é para o nosso favor e tudo tem um propósito nas nossas vidas. Pois Deus, o Senhor, Jesus estão conosco 24h sempre! “e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” (Mt 28.20), “Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar.” (Jo 1.9).

Não temas! Deus está contigo – “Porque imenso é o seu amor leal por nós, e a fidelidade do Senhor dura para sempre. Aleluia!” (Sl 117.2). Espere no Senhor, Ele pode e fará coisas grandiosas em sua vida. Independente do problema, Deus é Deus e só Ele é Onipotente e pode resolver o seu problema. Você sozinho não é capaz de mover o mundo, mas Deus pode parar o Sol, o Mar e mudar qualquer coisa em seu beneficio. Pois Ele trabalha a favor daqueles que O amam, daqueles que Nele esperam e daqueles que Nele confiam!


LEMBRE-SE: 

- "Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças."
(Deuteronômio 6.5)

- "Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará."(Salmos 37.5)

- "Descansa no SENHOR, e espera nele" (Salmos 37.7)

- "Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus." (Filipenses 4.19)


"(...) Tu fazes que tudo coopere para o meu bem (...)"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Essência é Jesus

A vida é um Vapor aprenda a dar valor!

Armadura de Deus: Cinto da Verdade