O Valor de Um Amigo

Passou mês das Mães, mês dos namorados e por que não Mês dos Amigos?! Uma data tão importante quanto, afinal "a vida sem um amigo seria tão difícil..." E que não damos a importância devida. Aqui no Brasil a data proposta para celebração da Amizade é no dia 20 de Julho, e no dia 30 de Julho é comemorado Internacionalmente.

Amizade é uma relação vital, digamos assim, para o ser humano. Pois o Homem necessita de companheirismo, seja em família, igreja, o homem sempre cria laços de amizade. Necessitamos compartilhar nossas vidas com outras pessoas.

Amizade é uma relação que envolve conhecimento, afeto, lealdade, altruísmo e dedicação. A amizade não é algo que surge de forma instantânea, é preciso tempo, convivência e conhecimento. Sempre há aqueles amigos que te conhecem quase que melhor que você mesmo. Que só com o olhar entendem e compreendem qualquer situação em que está passando.

Fala ai, como é bom saber que temos amigos e que podemos contar com eles, em qualquer situação, não é mesmo?!. Saber que tem alguém que se preocupa com você, que sente a sua dor. Que se preocupa tanto a ponto de dar broncas, de sinceridades, prezando nosso bem, nosso crescimento.

Mas e você, tem sido um bom amigo? Você é um amigo com quem se pode contar? Muitas vezes deixamos todo amor que falamos pra trás. Quantas vezes não estamos dispostos a ajudá-los, preferindo nossas necessidades às de nossos amigos ou então os deixamos desamparados nos momentos que mais precisam? Ou quantas vezes esquecemos de datas importantes para eles, como o aniversário, formatura? Ou até mesmo de vibrarmos por uma vitória deles.

É muito bom termos amigos, mas melhor ainda é zelarmos por eles. Não podemos esquecer que uma amizade precisa ser regada, ser cuidada. Na amizade precisa-se de um amor recíproco; é preciso doar-se. Estar atento a necessidade do outro; isso sim é um relacionamento, uma via de mão dupla.

A Bíblia nos orienta do que uma amizade precisa; sobre a escolha dos amigos, pois trazem grande influência em nossa vida.

- O verdadeiro amigo sabe a melhor hora de ajudar. Muitas vezes nem precisamos falar nada, apenas ouvir com atenção, dá aquele abraço e orar por ele (Pv 17:17; Pv 18:24b)

- O verdadeiro amigo valoriza aquele que o corrige quando está errado. Aquele que concorda com tudo que façamos, mesmo sendo escolhas erradas, não é um bom amigo. O verdadeiro amigo nos corrige; nos ama tanto a ponto de nos mostrar nosso erro, não para julgar, mas sim repreender e ensinar junto a Palavra de Deus o caminho correto a seguir (Ec 7:5;Pv 27:5-6)

- "Amigos verdadeiros não são interesseiros, mas sim aqueles companheiros fiéis que ficam nos bons e nos maus tempos". Amigos contam e precisam da presença uns dos outros. Amigos precisam saber da responsabilidade de serem fiéis, leais. De estarem à disposição, prontos a acolher o amigo abatido. "Um olhar animador dá alegria ao coração, e as boas notícias revigoram os ossos" (Pv 15:30).

- E o mais importante, nossa amizade precisa glorificar o nome de Deus. Nossos amigos devem amar ao Senhor,e conosco buscar intimidade com Deus. Amizade verdadeira é a que te faz crescer espiritualmente, que nos leva a Deus! É tão bom poder compartilhar com amigos aquilo que o Senhor tem ensinado, tem revelado, tem feito em nossa vida, aprendendo com eles também.

Sejamos amigos confiáveis e dedicados. Principalmente em momentos difíceis, que é quando mais precisam de nós, de um ombro pra chorar e se apoiar. Busque orientação ao Senhor e Ele te dará sabedoria para que seja um bom amigo. "Amigo fiel é proteção poderosa, e quem o encontrar, terá encontrado um tesouro. Um Amigo fiel não tem preço, o seu valor é incalculável, é como remédio que cura..."

Agradeça ao Senhor pelos amigos fiéis que te deu. E não deixe de demonstrar todo amor, carinho e dedicação a esses que tanto te querem bem. Não só nesse dia, mas sempre que tiver oportunidade, agradeça a eles, mostre o quanto são importantes e especiais pra você. Amigos também dizem Te amo e precisam de atitudes de afeto.Lembre-se: "Quando se trata de amizade, devemos valorizar qualidade, e não quantidade". "Ter um amigo é bom. Ser um amigo é melhor!"

Feliz Dia do Amigo a todos!


Comentários

  1. Olá, ótimo blog! Visite o meu blog e participe ? http://blogoficialdovinicius.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Leia antes de Comentar:
Read before posting:

● Não serão aceitos comentários anônimos.
● Anonymous posts will not be accepted.

● Os comentários deste blog são todos moderados;
● All posts in this blog will be moderated/controlled.

● Escreva apenas o que for referente ao tema;
● Write only what is related to the subject being discussed.

● Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
● Personal insults or spam will not be accepted.

● Para entrar em contato, nos mande um email em arteeadoracao@hotmail.com;
● Please, fell free to can contact us by sending an e-mail to arteeadoracao@hotmail.com;.

Obrigado por sua visita e volte sempre.

Postagens mais visitadas deste blog

A Essência é Jesus

A vida é um Vapor aprenda a dar valor!

Armadura de Deus: Cinto da Verdade