Inveja = Ruína do espírito

"Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros" (Gl 5:26).

"Não tenha inveja dos ímpios, nem deseje a companhia deles..." (Pv 24:1).

Já viu situações do tipo, se o vizinho consegue comprar um bom carro, tem que comprar um carro melhor; se o outro constrói uma boa casa, há os que precisam ter uma que supere; se tem um bom emprego, é preciso trabalhar num lugar extraordinário e assim vai...Isso é um quadro de "epidemia" da inveja, já ouviu falar?

Uma "doença" que vai corroendo o intimo da pessoa, seus sintomas vão de antipatia, quebra de relacionamentos, solidão, frustrações, disputas à discórdia. Podendo chegar a um caso crônico: à ruína do espírito.

Mas afinal, O que é inveja? Pelos dicionários: Desgosto, ódio ou pesar por prosperidade ou alegria de outrem; Um desejo violento de possuir o bem alheio. Ou seja, é o desejo de obter para si aquilo que os outros conseguiram. E por não se poder ter, desejar o mal do que possuí.

O invejoso é aquele que está sempre pronto a tentar minimizar os feitos dos outros. Sempre querendo provar que é melhor. O invejoso é capaz "de boicotar, de fofocar, de fazer armadilhas, a fim de destruir o outro". Cheio de críticas, de palavras a fim de diminuir, humilhar o próximo.

Esse problema de inveja também ocorre entre os cristãos, até mesmo entre os líderes, que chegam a se sentir incomodados quando veem outros mais prósperos e bem sucedidos. Ou por ver o outro possuir e desenvolver um dom qual desejara; pelo próximo ter uma facilidade maior em fazer amigos, facilidade em se expressar; ou até mesmo por ver o outro num bom relacionamento seja em família, casamento, namoro.

Pior ainda é quando o cristão tem inveja dos impios e perversos, se colocando no risco de trocar o maior bem que podemos ter, a paz e a comunhão com Deus e Seu cuidado conosco, por algo que provavelmente o levará a arruinar a sua vida e a de outros.

A inveja sempre será ruim. Pois "onde há inveja e ambição egoísta, ai há confusão e toda especie de males" (Tg 3:16). A inveja devasta, mata, aprisiona, destrói (Gn 4:4-8). "...a inveja é podridão para os ossos" (Pv 14:30).

Você pode estar ai dizendo que tudo isso tem nada a vê com você, ou então se colocando como vítima de invejosos, mas será mesmo? A inveja não tem hora, nem local pra acontecer, infelizmente todos nós vivemos sob a possibilidade de ataques desse mal.

Porém não podemos dar espaço para que ela nos domine, tome posse do nosso coração. A inveja desagrada a Deus, nosso Criador e Pai Amado. Não permita que ela destrua seu relacionamento com Ele. Não permita que ela o impeça de desfrutar daquilo que o Senhor quer e tem para te dar.

Lembre-se: "O contrário do egoísmo é uma atitude amorosa para com os outros - e o verdadeiro amor é sempre doador". Não se deixe dominar pela inveja, pela cobiça, invista no amor a Deus e ao próximo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Essência é Jesus

A vida é um Vapor aprenda a dar valor!

Armadura de Deus: Cinto da Verdade