Somente 5 coisas

"Sola Scriptura, Solus Christus, Sola Gratia, Sola Fide e Soli Deo Gloria"... que quer dizer: “Somente a Escritura, Somente Cristo, Somente a Graça, Somente pela Fé e a Deus somente, a glória.” Os 5 solas foram o principal lema da Reforma Protestante.

Essas são frases latinas que surgiram durante a Reforma e se trataram de princípios fundamentais que contradizem os ensinamentos da Igreja Católica daquela época. A palavra latina "sola" significa "somente". Os cinco solas expõe de maneira simples os credos teológicos básicos dos reformadores, pilares onde creram ser essenciais para a vida e prática de um cristão.

A Reforma do século XVll foi um divisor de águas na vida da igreja da época e também na história da humanidade. Ela não foi uma inovação ou modernização de como fariam um louvor, como pregariam e sim uma restauração. Não foi a abertura de um novo caminho ou congregação mais uma volta às antigas maneiras de se viver. Não foi a introdução de um novo evangelho totalmente modificado com teorias prosperas e inúmeras crendices, mas foi uma volta ao antigo evangelho bíblico.

A Reforma foi uma volta à doutrina dos apóstolos descritos nos evangelhos e cartas, um retorno ao Cristianismo puro e simples e foi por isso que criou-se os 5 solas como uma regra de fé e um modelo a ser seguido por cristãos da época.

Eu gostaria de falar um pouquinho sobre caba uma:

1) Sola Scriptura - Somente a Escritura

A Bíblia sozinha ensina tudo o que é necessário para vivermos segundo a vontade de Deus. Somente ela é autoridade de fé e prática do cristão. A Bíblia é completa, cheia de autoridade e totalmente verdadeira. “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça” (2 Timóteo 3:16).

2) Solus Christus - Somente Cristo

A salvação é realizada unicamente por Cristo e só através Dele temos a oportunidade de recebermos a vida eterna. Cristo é o único mediador. “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” (Atos 4:12)

3) Sola Gratia - Somente a Graça

"Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados ... e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, - pela graça sois salvos" (Ef 2:1,5). Foi "pela graça", diz Paulo, que fomos vivificados, estando nós mortos. A salvação é um ato da livre e soberana graça de Deus.

4) Sola Fide - Somente pela Fé

Aqui os protestantes afirmam que a justificação é somente pela graça, por intermédio da fé somente por causa de Cristo. Onde somente pela Fé em Cristo o Justo viverá, aceitando a graça que anteriormente lhe foi concedida na Cruz. “Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé. “ (Romanos 1:17)

5) Soli Deo Glória... A Deus somente, a glória

Em Soli Deo Glória reafirmam a salvação é de Deus e realizada por Deus, ela é para a glória exclusiva DELE! Então nós como cristãos devemos glorificá-lo sempre e viver nossa vida perante a face de Deus, sob Sua autoridade e para Sua glória apenas. “Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre.” (Apocalipse 5:13) e “ Salvação ao nosso Deus, que está assentado no trono, e ao Cordeiro.E todos os anjos estavam ao redor do trono, e dos anciãos, e dos quatro animais; e prostraram-se diante do trono sobre seus rostos, e adoraram a Deus. Dizendo: Amém. Louvor, e glória, e sabedoria, e ação de graças, e honra, e poder, e força ao nosso Deus, para todo o sempre. Amém.” (Apocalipse 7:10-12)

Mas o que tudo isso tem haver conosco? É muito simples aplicar. Após a reforma protestante muitos cristãos voltaram as origens Bíblias e o evangelho como descrito anteriormente ficou mais puro e simples.

Porém hoje essas práticas foram perdidas novamente e há uma total distancia da centralidade de Deus nas igrejas, famílias e até mesmo em nossas vidas... isso é muito comum e lamentável.

É essa perda que nos permite muitas vezes transformar o culto em entretenimento, diversão e oba-oba. A pregação do evangelho virou puro marketing e as vezes propaganda também com shows e vendas.... Sem ao menos existir um mínimo de Glórias para Deus.

O crer virou mecânico, nossa fé virou mecânica, nossas orações são mecânicas, nosso Deus parece um Deus mecânico e limitado e tudo o que queremos hoje é apenas satisfazer nossas vontades e desejos ao invés de Glorificar a Deus e a Cristo.

Quando lemos a Bíblia lemos por ler, como se fosse um livro qualquer, passamos as páginas, fazemos uma leitura corrida, desatenda e irreverente... e isso resulta em um baixo crescimento espiritual.

O ser bom em sentir-nos bem e a transmissão da Graça virou algo banal na sociedade, algo que apenas os antigos conseguem fazer ou apenas as instituições de caridade podem dar...

Como resultado de tudo isso Deus, Cristo e a Bíblia vêm significando muito pouco não porque não acreditamos em nada disso, mais porque estamos deixando esses costumes de lado e nos esquecendo do que é mais importante em nossas vidas.

Você não acha que está na hora analisar em seu coração e ver se realmente ele tem andado somente pela Escritura, Somente por Cristo, Somente pela Graça, Somente pela Fé e dado a Deus somente, a glória?? Pense nisso, reflita e faça uma reforma se necessário assim como os protestantes fizeram no século XVll.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Essência é Jesus

A vida é um Vapor aprenda a dar valor!

Armadura de Deus: Cinto da Verdade