Saber de Ouvir

“Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se...”. Tiago 1.19

Sei que esse texto é bem clichê e muito usado como chavão dos crentes, mas Deus me mostrou algo muito especial essa semana a respeito do ouvir e eu quero compartilhar com vocês. Principalmente por que saber ouvir é uma dificuldade que eu tenho.

É realmente incrível como estamos sempre prontos para expor nossas opiniões e defender nossos pontos de vista, para fofocar, para comentar, para brigar, para falar, para se irar. Mas é extremamente difícil parar para ouvir, deixar nossos preconceitos de lado, deixar nosso orgulho de lado para ouvir.

E quando eu digo ouvir, não estou falando somente de ouvir a Deus, estou falando também de ouvir as outras pessoas. Porque assim como a Bíblia diz que não é possível amar a Deus a sem amar o seu irmão, eu acredito que é impossível ter os ouvidos sensíveis a voz de Deus se não conseguimos nem mesmo ouvir ao nosso irmão. E quando eu digo ouvir ao irmão, não é somente quando ele tem problemas e precisa ser ouvido, ouvir ao seu irmão inclui também ouvi-lo quando nós estamos errados.

Por sermos orgulhosos por natureza temos uma dificuldade imensa de ouvir criticas ou até mesmo sugestões. Podemos ver essa dificuldade dentro da igreja muito nítida, há muitas pessoas que se acham donas de todo conhecimento e sabedoria e que por isso não precisam da ajuda de ninguém. Mas esse pensamento vai contra os preceitos de Deus. Portanto quando você for confrontado por causa de algum erro, ou se alguém te der uma sugestão seja receptivo, saiba ouvir.

Saber ouvir traz bênçãos para as nossas vidas. É claro que nem sempre as outras pessoas estarão certas e nos farão criticas porque querem o nosso melhor, mas é muito importante ouvir tudo aquilo que as pessoas ao nosso redor têm a dizer e depois buscar a luz da Palavra a vontade de Deus. Acontece muito de Deus falar conosco através da vida de alguém e se nós não estivermos prontos para ouvir podemos perder aquilo que Deus tem pra nós. Tenha sabedoria ao ouvir alguém, busque de Deus e saiba ouvir a voz de Deus.

Somente quando obtemos a sabedoria de ouvir saberemos distinguir se o que ouvimos vem de Deus ou não.  O livro de Eclesiastes diz no capítulo 9 versículo 17: “As palavras do sábio devem ser ouvidas com mais atenção do que o grito de quem domina sobre os tolos.” – por isso, saiba ouvir as palavras dos sábios e desprezar com sensibilidade os gritos dos tolos. Ouça a quem sempre tem palavras de vida eterna, Deus.

Não seja orgulhoso e saiba reconhecer os seus erros, saiba ouvir os conselhos de quem sabe mais do que você e principalmente saiba distinguir a voz de Deus das demais vozes por ai. Falo tudo isso com a experiência de quem tem muitas, mas muita dificuldade mesmo em ouvir. Portanto seja paciente o ouvir, seja sábio ao ouvir, seja atencioso ao ouvir e esteja pronto para ouvir coisas que você provavelmente não vai gostar, mas saiba que ouvir pode trazer graça e misericórdia de Deus para sua vida. Saber ouvir fará de você uma pessoa melhor, e te ajudará a não desviar do caminho correto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Essência é Jesus

A vida é um Vapor aprenda a dar valor!

Armadura de Deus: Cinto da Verdade