Peneirando!

"A peneira é uma ferramenta muito conhecida e utilizada por muitos trabalhadores, principalmente, nas zonas rurais, onde é feita a pré-seleção dos grãos". Isso é importante para a escolha dos melhores grãos. A peneira, ou coador, também é um utensílio muito utilizado em nosso lar, ela ajuda a separar/filtrar alimentos sólidos dos líquidos. Mas por que estou falando de um utensílio da cozinha?

Porque a Biblia Sagrada é como uma "peneira" para nós, ela nos aponta o que precisa ser lançado para fora de nossas vidas, afim de que cumpramos os propósitos de Deus.

Infelizmente, não é o que tem ocorrido no dia a dia da vida de muitos cristãos. O liberalismo tem feito com que muitos percam de vista a importância de peneirarmos o que vemos, ouvimos, falamos e como nos posicionamos diante das coisas. Sem ter em vista a excelência das coisas, ou seja, peneirarmos ruim do bom, o bom do excelente. E de que tudo seja para a Glória de Deus! (1Co 10:31)

Cristão não tem que ser aquele alienado, desinformado, careta e afins mas é aquele que precisa manter em bom funcionamento sua peneira. Ouvir coisas que não edificam, vamos ouvir e como diz meu pastor dando glória a Deus por não ser surdo, mas sabendo reter o que é bom e o resto deixar escoar pelo outro ouvido.

Vemos cada bobeira também, a televisão é o maior exemplo, e não me refiro a baixarias, pornografia. Mas sim de coisas um pouco mais "saudável". E como cristão você não precisa abolir a televisão de sua vida (a não ser que realmente, ela tenha afetado, drasticamente você e o seu relacionamento com Deus), o que precisa, é saber até onde pode assistir. Há muitas coisas utéis, programas, matérias que servem para o crescimento/entendimento do homem, mas vale ai saber o que te convém (1 Co 10:23).

O cristão precisa de preocupação dobrada sobre o que fala (Tg 3:8-10; Lc 6:45). As palavras de um cristão refletem o que ele é. E em nosso falar tem que predominar a verdade. Nossas palavras precisam ser de edificação, de consolo, de encorajamento. Palavras que agradem e glorifiquem ao Senhor! (Sl 19.14)

Mas muitas vezes a verdade não é absolutamente importante. Mesmo sabendo que o diabo é o pai da mentira (Jo 8:44), muitos cristãos agem como se nunca tivessem contato com Deus e a Sua palavra. Ela, a mentira, tem se tornado prática entre muitos cristãos. Assim como a calúnia e outros pecados não visiveis.

E então você tem utilizado sua "peneira"? É preciso buscar a sabedoria em Deus, e assim ele nos dará a orientação, o discernimento (Pv 2:6). "Pois quando a sabedoria entrar no teu coração, e o conhecimento for agradável à tua alma, o bom siso te guardará e a inteligência te conservará; para te afastar do mau caminho, e do homem que fala coisas perversas..." (Pv 2:10-12).

"A sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia" (Tg 3:17).

Lembre-se de deixar pronta a sua "peneira", ou seja, de buscar a Palavra do Senhor, dedicar-se a lê-la, a compreendê-la e praticá-la! Que "a palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria" (Cl 3:16).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Essência é Jesus

A vida é um Vapor aprenda a dar valor!

Armadura de Deus: Cinto da Verdade