Decepção: Todo mundo tem!

Quantas vezes não ficamos decepcionados com ministérios, igreja, amigos, trabalho, família, faculdade, viagens e produtos novos que infelizmente não eram tão bons assim? A realidade é que em algum momento da vida nós nos decepcionaremos com algo ou até mesmo alguém.

Procurei no dicionário uma definição sobre o que seria decepção e entre as opções achei essa: “É a obtenção de um resultado negativo de uma situação na qual era esperado um resultado positivo.” Parei por alguns minutos e pensei que é perfeita essa definição! Decepção é quando colocamos a nossa esperança e confiança em algo ou alguém e não recebemos o resultado que esperávamos...

Quantas vezes isso já não aconteceu? Quantas vezes você já não saiu chateado, chorando ou até mesmo sem esperança nenhuma de algum lugar por não obter aquilo que gostaria? Quantas vezes você já colocou sua confiança em alguém que amam muito e essa pessoa infelizmente te “apunhalou” pelas costas? Não sei com que frequência isso acontece com você mais comigo já aconteceu muitas vezes.

A decepção faz parte dos nossos dias e infelizmente quando nós não estamos preparados e firmados na Palavra de Deus ela se acumula e faz com que nos tenhamos sentimentos, ações e demonstrações erradas contra a pessoa que nos decepcionou.

 É muito ruim ser apunhalado pelas costas, todos nós ficamos tristes, decepcionados e contagiados com isso, porém independente da situação e da ação que sofremos nosso dever é perdoar quem nos “fez mal” e esquecer toda a situação que nos decepcionou independente do que tenha sido (Lucas 6:36-37). Caso isso não aconteça estaremos pecando.

Outro ponto que deve ser lembrado é que não devemos colocar nossa confiança nas pessoas, (Jeremias 17:5-8) e sim em Deus. É claro que podemos e devemos ter pessoas em que podemos confiar, amar e zelar, porém pessoas são falhas e infelizmente estão sujeitas há errar o tempo todo. Cada um possui um pensamento e esse pensamento é transformado em ação. Nem sempre essa ação será condizente com o que gostaríamos.

Nossa confiança deve estar somente em Deus, pois Ele é o Único em que podemos confiar de olhos fechados. O Senhor sabe o que é melhor para nós e mesmo que não atenda prontamente as nossas orações e suplicas Ele no tempo certo nos responderá com planos muito melhores. O Senhor não FALHA e não nos DECEPCIONA.

Não devemos esperar nada de ninguém, devemos apenas entregar tudo ao Senhor e confiar NELE. (Salmos 39:7) que o melhor Ele fará. As decepções viram, nem sempre as pessoas farão tudo da maneira em que gostaríamos que fosse e nem sempre acertaremos 100%.  Mais cabe a nós entendermos que devemos conviver com as diferenças e saber que Deus está no controle de toda a situação.

Lembre-se:


- Quando estiver decepcionado, triste ou irritado com algo, tente ver a situação por outro lado. Veja se vale a pena mesmo passar por isso ou se não tem sido uma perda de tempo;

- Saiba perdoar o outro, ninguém é 100% certo, nos falhamos (e muito) e por isso não estamos livres de errar com ninguém, às vezes foi apenas um deslize. Caso não tenha sido confronte a pessoa use Mt 18.15;

- O homem é falho, viemos de uma natureza pecaminosa e nós nos conhecemos e sabemos que somos capazes de a qualquer momento fazer coisas erradas e por isso não estamos livres de também decepcionar pessoas. Você também pode decepcionar!Nem sempre seremos vítimas da situação. Podemos ser vilões também. Preste atenção nisso!

- Ore e peça pra que Deus te ajude a não decepcionar ninguém com suas palavras atitudes e decisões.

- Ponha sua confiança somente me Deus só Ele é capaz de não te decepcionar!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Essência é Jesus

A vida é um Vapor aprenda a dar valor!

Armadura de Deus: Cinto da Verdade