Preconceito NÃO!

Então Pedro, tomando a palavra, disse: Na verdade reconheço que Deus não faz acepção de pessoas;
(Atos 10.34)


Pensando melhor sobre tudo que tem acontecido hoje na sociedade resolvi escrever sobre preconceito. Não o preconceito que nós cristãos sofremos mais sim o preconceito que nos “desenvolvemos” pelo mundo ou até por outros cristãos. É isso mesmo, nós cristãos somos preconceituosos....

Sabe por quê? Porque não gostamos de nos misturar com pessoas que não pensam exatamente como nós; Olhamos feito para aqueles que não partilham da mesma doutrina e da mesma fé; Reclamamos e falamos mal de alguém simplesmente porque essa pessoa não pensa da mesma maneira que nós ou até mesmo porque ela não se veste igual a nós e não entende alguns conceitos de perdão e amor descritos na Bíblia; Não gostamos de conversar com pessoas na rua, pois achamos sempre que seremos roubados ou “sacaneados” a qualquer momento; Não nos importamos com os mendigos, drogados e prostitutas que ficam próximos de nossas casas, igrejas e trabalhos, alias podemos até nos preocupar mais essa preocupação é ser ou não assaltado;

Muitas vezes temos preconceito racial, dizemos que amamos a todos incondicionalmente mais se alguém mais moreno ou mais loirinho sentar do nosso lado ... Não gostamos de estar com pessoas de diferentes classes sociais sejam elas mais ricas ou mais pobres que nós; Não chamamos todos para as nossas casas; Escolhemos com quem conversamos; Escolhemos por quem vamos orar; escolhemos quem vamos chamar para orar e além de tudo escolhemos quem vai ou não participar dos ministérios da igreja. E por ai vai... é preconceito disso, daquilo e de lá e de cá.

Digo isso, pois estava pensado em preconceito de forma geral e como a sociedade tem sido “motivada” a ser preconceituosa com os crentes generalizando e nos comparando com os “evangélicos públicos“ que tem saído na mídia nos últimos anos. Porém eu tenho aprendido a olhar a situação de várias formas e pensando melhor eu descobri que não adiantaria martelar encima disso, pois não tenho como parar esse processo social de preconceito contra os crentes por causa do mau testemunho dos que se dizem cristãos né? Então resolvi parar de olhar apenas para o meu “eu” e tentar ver como as pessoas olhavam para nós cristãos.

Pensando descobri que nós também somos preconceituosos e acabamos nos isolando socialmente e em grupos, deixando sempre a desejar. Apesar de muitas vezes vestirmos a roupa de amar ao próximo, ser um pequeno Cristo aqui na Terra, fazer a vontade de Deus, evangelizar e obedecer ao Ide de Jesus.... Muitas vezes isso tudo fica apenas na teoria e a pratica é esquecida. Pedro em Atos 10. 34 deixa claro e explícito que Deus não faz separação de pessoas. Ele fala: "Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas;"  Em Romanos 2.11 também afirma o mesmo pensamento: "Pois em Deus não há parcialidade."

Jesus enquanto esteve na Terra não teve preconceito, não discriminou as pessoas por sua condição financeira, por sua situação conjugal, doenças, crença, cor... Não foi em nenhum momento preconceituoso com seus discípulos ou com qualquer um que acreditasse Nele. Vemos diversos exemplos nos evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João.

Na verdade continuamos vendo isso hoje. Jesus não é preconceituoso conosco. Temos “N” pecados. Acredito que se cada um nós escrevêssemos aqui pelo menos um de nossos pecados seria uma lista ENORME... E se eu ou você sozinhos colocássemos nossos pecados em uma lista seria muita coisa também. E ai? Não seria um motivo pra Jesus me discriminar? Ou te discriminar? Ele poderia simplesmente selecionar algumas pessoas que estão “caminhando bem” e pronto, estes foram os escolhidos e vão para o céu, mais não Ele não faz isso. Ele nós dá a opção de Caminhar com Ele ou não, de aceitar Ele como Salvador ou não!

E além dessa “opção” de ter vida eterna, todos os dias que eu acordo e que você acorda é UMA NOVA CHANCE. Sinceramente quando penso em meus pecados e nas coisas que tenho feito eu tenho vergonha de muitas vezes chegar diante de Deus e pedir perdão...

Já que Jesus todos os dias olha pra nós com Graça, Misericórdia e MUITO Amor nós também poderíamos exercitar isso. Não é fácil, mais nada nesse mundo será afinal nós não somos daqui... e se você já foi viajar para uma terra “estrangeira” sabe que há inúmeras barreiras. Então não fique em sua zona de conforto, não seja motivo pras pessoas falarem mal.

Seja exemplo, dê testemunho. Olhe pras pessoas com mais Amor, Graça, Misericórdia e Perdão assim como Deus por causa de Jesus olha para nós todos os dias. Só dessa maneira você conseguirá vencer o preconceito que existe dentro de você e poderá ser um exemplo para todas as pessoas a sua volta. Chega de preconceito entre os Cristãos, isso nunca foi e nunca será certo!!! Vamos praticar o Amor assim como Jesus praticou morrendo na Cruz por nós.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Essência é Jesus

A vida é um Vapor aprenda a dar valor!

Armadura de Deus: Cinto da Verdade