Carnaval é festa pagã?

Quatro dias e meio de descanso... ou melhor tudo dependerá de como vc decidiu passar esse carnaval. Para alguns em retiros da igreja ouvindo a Palavra, crescendo em intimidade com Deus e totalmente livre de toda a parafernália do Carnaval... Para outros horas e horas de congestionamento, fila pra isso, pra aquilo, Praia lotada, Visita a parentes no interior, pousada cheia... Desfile no Sambódromo no Rio em São Paulo, Trio Elétrico na Bahia, festa de Rua em Recife, Belo Horizonte... E por ai vai percorrendo o Brasil todo...

Todos nós podemos concordar que tudo aqui só começa depois  que esses dias passam... Existe até aquele ditado popular “ O Brasil só começa depois do Carnaval!” Todo o pais se mobiliza em prol do carnaval. 

Antes de pensarmos se o carnaval é uma festa pagã ou não precisamos pensar o que o carnaval comemora e o pq ele existe? E eu sinceramente pesquisei e não achei nenhuma justificativa valida... Alguns dizem que é uma comemoração que antecede a Páscoa (Quaresma), outros dizem que está ligado a rituais dedicados ao deus Baco, chamados de Bacanal e há quem diga que está envolvido com uma festa chamada Saturnália que era dedicada ao deus Saturno, que envolvia diversão, jogos, licenciosidade. Na verdade sua origem é remota...não sabemos de onde vem e o porque se comemora. É uma festa popular que está em nosso calendário e que não há uma justificativa concreta (quando digo isso quero dizer que não há uma só explicação do pq existe o carnaval)   Josaías Jr disse: "Todo carnaval tem seu fim, mas o carnaval mesmo não tem qualquer fim." Ele ainda afirma que: "o carnaval é o único feriado que celebra o próprio feriado. Ou seja, nada é comemorado ou lembrado."

Na verdade não vou responder se o carnaval é uma festa pagã, vc provavelmente responderá a essa pergunta quando terminar de ler esse post. Não vou entrar na discussão tb de que o carnaval cultura o diabo e de que tudo o que as escolas de samba falam e mostram tem haver com entidades... Não é o meu objetivo! Quero ressaltar que o carnaval é uma festa em que a Alegria é momentânea, onde todos buscam satisfazer os desejos da carne. Na verdade o carnaval é uma experiência de vida que pode trazer uma alegria momentânea, uma sensação momentânea onde as pessoas estão interiormente buscando sua razão de viver. Um exemplo são aquelas pessoas que buscam algo que te trazem alegria pro ano todo e acabam trazendo problemas pro ano todo, gerando um acidente, uma gravidez indesejada entre tantas coisas mais...Estão a procura de algo mais não sabem oque procurar e onde achar e por isso entram nesse caminho.

Nós cristãos não devemos participar disso.... nosso dever é morrer e crucificar nossa carne e viver de acordo com o Espirito Santo que habita em nós. (Gl 5.24). Não precisamos de alegrias passageiras pois temos uma alegria eterna...

Tenho certeza que se Jesus vivesse em nossos dias Ele não aprovaria essa comemoração. Em Gl 5.25 diz que Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito. E isso quer dizer que não devemos nos envolver com obras da carne: imoralidade sexual, impureza e libertinagem;
idolatria, feitiçaria; ódio, discórdia, bebedeira, egoísmo, dissensões, inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. (Gl 5.19-21).

Sabe hoje é terça- feira... Estamos quase no final do carnaval ainda da tempo de voltarmos o nosso coração para aquele que é o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim. (Ap 22.13) e nos esquecermos um pouco dessas comemorações e alvoroços de carnaval...Ainda dá tempo de voltarmos nossos pensamentos nesses últimos momentos para aquele que dá a verdadeira Alegria e que nós dá um motivo para comemorarmos eternamente o passado, presente e o futuro.

O carnaval para nós é valido para retiros, para viagens com familiares, para momentos de comunhão com pessoas importantes e para descanso e nada mais...

Pense Nisso:


- Lembre-se de Ex 20.3 - “Não terás outros deuses diante de mim.”E também de  Rm 12.2 “ Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.“

Comentários

  1. Os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com suas paixões e concupiscências.(Gl5:24)
    Se vivemos no Espirito, andemos também no Espirito.(Gl5:25)
    Deus nos escolheu nEle antes da fundação do mundo para sermos Santos e irrepreensíveis em sua presença.(Ef 1:4)
    Espero que seja o suficiente para me expressar contrário ao carnaval. parabéns irmãos pela matéria. ficam na paz do Sr. Jesus.

    ResponderExcluir
  2. Origem: Grécia
    Quando: 600 a 520 a.C.
    Para quê: agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção.
    Por que comemoramos: adotado pela Igreja Católica em 590 d.C.
    Para quê: Ano lunar no cristianismo da Idade Média.
    Significado: "adeus à carne" ou do latim "carne vale" (carnaval). Comiam carne, fornicavam antes de entrar na quaresma (período marcado pelo jejum, orações, abstinência sexual e retirada da carne da alimentação por 40 dias, antecedendo a Páscoa)
    Marcado por: concentração de festejos populares. Cada cidade de acordo com os costumes.

    O carnaval que comemoramos no Brasil hoje, com desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. Paris foi o maior modelo para nossas comemorações.

    Resumindo: Temos carnaval por um cáculo lunar, que está presente em toda a Bíblia como a conhecemos hoje, se tornou essa coisa "repugnante" no Ocidente, onde não tivemos a educação facista e imposta no Oriente, como fomos colonizados por europeus, temos muitos de seus costumes.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Leia antes de Comentar:
Read before posting:

● Não serão aceitos comentários anônimos.
● Anonymous posts will not be accepted.

● Os comentários deste blog são todos moderados;
● All posts in this blog will be moderated/controlled.

● Escreva apenas o que for referente ao tema;
● Write only what is related to the subject being discussed.

● Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
● Personal insults or spam will not be accepted.

● Para entrar em contato, nos mande um email em arteeadoracao@hotmail.com;
● Please, fell free to can contact us by sending an e-mail to arteeadoracao@hotmail.com;.

Obrigado por sua visita e volte sempre.

Postagens mais visitadas deste blog

A Essência é Jesus

A vida é um Vapor aprenda a dar valor!

Armadura de Deus: Cinto da Verdade