Sabedoria que vem do alto

Arte e Adoração - Sabedoria"Porque na muita sabedoria há muito enfado; e o que aumenta em conhecimento, aumenta em dor" (Ec 1:18) 

Desde o principio lá com Adão e Eva o homem já buscava o conhecimento e a sabedoria, o que os levou a desprezar os ensinamentos do Senhor (Gn 3).E todos temos essa necessidade do saber o porque das coisas, observe as crianças quando começam a perceber o mundo ao redor vivem no porque isso? porque daquilo? Todos queremos entender da onde viemos, o porque estamos aqui e pra onde vamos depois da vida.

Mas quanto mais quisermos ter conhecimento, maior será nosso desgosto pela vida. É o que nos ensina o sábio Salomão que tanto buscou conhecimento e sabedoria, correu tanto atrás da razão das coisas, chegando a lugar nenhum, ele viu que tudo era vaidade e só trazia aflição de espírito (Ec 1:13-18).

Não que devamos parar no tempo, desistir de estudar, de querer entender as coisas, de se informar, mas que não tornemos a busca pelo conhecimento a razão de nossas vidas. Quanto mais se conhece mais peso acumulamos nos ombros.

E precisamos compreender isso, que o conhecimento traz consigo responsabilidade, pois você acaba sendo cobrado pelo que sabe e descobriu, afinal você o adquiriu. Conhecimento torna-se um fardo quando passa-se a ser orientado por ele, pela busca da 'ciencia'.

A Biblia fala de sabedoria, ela trata daquilo que sabemos por experiencia de vida. Quanto mais entendermos o que é certo e errado pela experiencia mais percebemos se continuamos caminhando de forma inadequada, e isso no leva ao sofrimento. Quanto mais entendermos como as pessoas deveriam ser e agir, mais decepção encontramos por não ver alguem capaz de agir como deveria. A busca pelo conhecimento do bem e do mal tornar-se um peso, mas no amor de Deus somos libertos para agir de forma certa e boa, sem que se torne um fardo para nós.

Não podemos nos tornar escravos do conhecimento. Há pessoas que se tornam arrogantes, cheios de orgulho e presunção. Sabe aquela pessoa que acha que só porque estudou um pouco mais, adquiriu um pouco mais de conhecimento, se sente intocável, melhor que os outros, que acha que pode passar por cima dos demais? Isso ocorre devido encontrar-se com a falsa sabedoria, a que traz superioridade e diferenciação entre as pessoas apenas (Pv 14:6-8)

A sabedoria verdadeira, que liberta, que preenche só vem do alto, do Senhor!(Pv 2:6; Tg 3:17). Com o Senhor está a sabedoria e a força; conselho e entendimento tem (Jó 12:13). O sábio é aquele inspirado pelo Senhor; que não a guarda pra si como um tesouro mas que tem prazer em ensinar, em passar pra frente aquilo que aprendeu, para o bem do próximo e não por vaidade e engrandecimento. O sábio entende a responsabilidade que é compreender o bem e o mal e pede orientação ao Senhor sobre o que fazer com ele (Pv 2:10-12). "O sábio ouvirá e crescerá em conhecimento, e o entendido adquirirá sábios conselhos" (Pv 1:5).

Lembre-se: "No coração do prudente a sabedoria permanece (Pv 14:33). "Quem submete sua vida, seu conhecimento e sabedoria ao Senhor Jesus recebe orientação, pois Ele que carrega o fardo pesado e nos orienta pelo caminho certo. Somente quando a sabedoria vem de Deus ela nós dá liberdade!"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Essência é Jesus

A vida é um Vapor aprenda a dar valor!

Armadura de Deus: Cinto da Verdade