Chega de Procrastinação!

Arte e Adoração - Chega de Procrastinação!
"Quem observa o vento, nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará."
(Eclesiastes 11:4).


O que é Procrastinar?

 Segundo o dicionário é a prorrogação ou adiamento de uma ação.

Pensando bem todos nos prograstinamos, ou por preguiça, falta de vontade, cansado, falta de recursos e até mesmo falta de tempo. Geralmente nos temos certa tendencia de adiarmos as coisas que achamos um pouco chatas, dificeis ou que exijam um pouco mais do nosso esforço. Mesmo as pessoas mais organizadas em alguma area de suas vidas procrastinam.


O maior problema que encontramos nesse adiamento de tarefas é que este pecado começa devagarzinho e aos poucos vai aos poucos nos controlando e dominando, assim deixarmos de viver de acordo com o plano que Deus tem para nós, pois Ele nos criou para sermos trabalhadores sábios e diligentes. (PV 13.4)

O problema com a procrastinação é que ela se alimenta sozinha, quanto mais adiamos uma tarefa, mais “enrolamos” para inicia-lá, até que chega ao ultimo instante que é necessário fazer, onde adiar deixa de ser uma opção. Ai começa a corrida atrás do prejuízo que nos mesmo causamos, muitas vezes por conta disso deixamos de dormir, comer, sair e aproveitar o tempo que teríamos livre para realizar as tarefas que deveríamos ter feito na escola, no trabalho.

A procrastinação também está na igreja. Nós adiamos e deixamos por vezes de servir a Deus. Sabemos que devemos alcançar outras pessoas, mas nos sentimos inseguros ou preocupados com o que deve ser feito.

Em Rm 12.1 está escrito: "Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional." Devemos nos apresentar como sacrifício vivo, ou seja, devemos nos doar para Deus.

Tudo bem mais por que procrastinação é errada? Lendo um livro descobri que a procrastinação desafia a graça de Deus, pois Ele nos deu um tempo futuro e não sabemos ao certo quais são os planos que Ele tem guardados para nós para amanhã, pois mil anos podem ser como um dia para Deus (2 Pe 3.8)

Alias não sabemos se realmente teremos um amanhã, então como motivo de honra a Deus deveríamos fazer o nosso melhor para Ele hoje. Utilizando melhor nosso tempo com coisas que realmente sejam de valor e que Glorifiquem a Ele.

Claro que isso não quer dizer que não devemos nos planejar mais e pensarmos no futuro, porém não precisamos depender tanto do tempo futuro como dependemos pois não sabemos se existirá esse amanhã. Pode acontecer de Jesus voltar daqui alguns minutos, após o termino da leitura desse texto. “Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão” (2 Pe 3.10)

Entenda e Pratique :

- Para mudar não adianta pensar: “Vou para de procrastinar”, mas sim ter a consciência de que independente de quanto Jesus demore pra vir nos buscar tudo o que fizermos devemos fazer com excelência a Deus;

- Faça uma tabela Semanalmente do que você precisa fazer durante a semana, se organize adiante suas tarefas e estipule um prazo antes para inicio e termino das suas tarefas isso ajudará você a se orientar melhor e não deixará com que você se atrase com tanta frequência. Anote, tenha uma agenda ou algum lugar para controlar as coisas pendentes;

- Sempre que pedirem algo a você se possível faça na hora para não acumular. Se você estiver cheio de coisas para fazer saiba falar não também. Deus quer que façamos as coisas com excelência lembra?

- Nosso tempo também foi dado por Deus e assim como toda Gloria deve ser dada a Ele, precisamos saber administrar melhor nosso tempo, pois Deus é Dono dele também;

- Peça a Deus em oração para ajudá-lo a superar seus problemas de procrastinação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Essência é Jesus

A vida é um Vapor aprenda a dar valor!

Armadura de Deus: Cinto da Verdade