Conhecer a Bíblia

No início da semana tive a oportunidade de dar a
minha primeira aula de EBD para pessoas que em
breve se tornarão membros da minha igreja através do batismo.

Nem todos são "novos" convertidos, mas todos praticamente possuem o mesmo conhecimento sobre Deus. Na primeira lição conversamos sobre a Bíblia e consequentemente sobre sua importância para nós.

Aparentemente isso pode parecer um assunto básico para você jovem que nasceu na igreja ou que possivelmente tenha seus 20, 10 ou 5 anos de conversão. Afinal todos nos sabemos que a Bíblia nada mais é do que a Palavra de Deus. Porém achei legal compartilhar algumas coisas que todo cristão seja ele novo ou velho convertido precisa saber.


A palavra Bíblia é deriva-se do grego e significa coleção/conjunto de livros. Nela encontramos 66 livros que estão divididos em 39 livros do Antigo Testamento e 27 livros do Novo Testamento.

Toda a Bíblia foi inspirada por Deus através do Espírito Santo (2 Tm 3.16) verbalmente e plenariamente  Ou seja, todas as palavras que estão escritas (gramatica e interpretação) e todos os temas (pecados, conselhos, admoestações e histórias) foram 100% inspirados por Deus. Em Jo 17.17 Jesus diz que esta  Palavra é a Verdade.

Deus usou cerca de 40 homens que levaram aproximadamente 1500 anos para completa-lá.Vale lembrar que estes homens em nenhum momento escreveram suas opiniões e "achometros" a respeito dos acontecimentos e fatos que estavam relatando. Eles estavam sempre sobre a inspiração do Senhor para escrever todas as palavras.

Como esta escrito (Gl 1.8-9/ Ap 22. 18-19) a Bíblia é a revelação completa da Palavra do Senhor, ou seja não haverá outra revelação Dele para nós. Por isso não devemos tirar e nem acrescentar nada as escrituras. Pois é através dela o Senhor fala conosco, ensina, exorta e demonstra Seu amor.

Você alguma vez já parou para pensar o por que Deus escreveu a Bíblia?

A Bíblia é um livro totalmente Cristológico ou seja, tudo que esta nela aponta para Cristo. Por isso ela é um anúncio/ revelação de Jesus e Seu sacrifício por nós. O objetivo é apresentar Cristo para os homens. Ela também é um guia de "conduta" para a vida de todo cristão. O objetivo do Senhor é apresentar Cristo e toda a história de amor a nós.

Por que devemos saber e entender sobre a Bíblia?

Várias vezes já falamos aqui no blog sobre a importância de conhecer mais a Cristo, ter intimidade com o Senhor e crescer espiritualmente.

Uma pessoa uma vez me disse que quando amamos alguém queremos sempre dar atenção a ela, investir tempo, conhecer tudo sobre ela e saber tudo de sua vida nos mínimos detalhes. Preparando a lição lembrei disso.

Se falo que amo a Cristo e se quero me tornar mais parecida com Ele eu preciso a cada dia que passa conhecer mais e mais sobre a história  E qual é a melhor forma para isso? Lendo a ler a Bíblia, afinal ela é um livro totalmente Cristológico e possui lições direcionadas a nós.

Uma das outras coisas que gostaria de destacar é que devemos conhecer mais para temer e seguir fielmente a Deus em todos os mandamentos (Dt 17.19)

E também para ter propriedade para falar sobre o evangelho. Para mim isso é extremamente importante! Ninguém indica um remédio ou algo que não conheça muito bem. Como vamos pregar e falar de Jesus por ai se não conhecemos e não aplicamos as histórias que estão escritas na Palavra do Senhor?

Infelizmente muitos cristãos não tem o costume de ler a Bíblia, o único contato mais próximo dele com a Palavra é exclusivamente no culto. porém isso não é o bastante.

Nós como cristãos precisamos conhecer mais sobre a história Redentora da Salvação. Precisamos saber quem Jesus e o que Ele fez e é capaz de fazer por nós. Precisamos conhecer e assumir nosso papel de pecadores diante da cruz e mais que isso, precisamos diariamente aprender com este Livro todas as maravilhosas lições que o Senhor nos deixou gratuitamente e amorosamente escritas ali.

Invista seu tempo lendo a Bíblia, esta é uma forma de conhecer mais sobre Cristo e de firmar seu compromisso com Ele.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Essência é Jesus

A vida é um Vapor aprenda a dar valor!

Armadura de Deus: Cinto da Verdade