Dividir Enfraquece

"Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós divisões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer" (1 Co 1:10).

Divisão define-se em um conflito entre duas ou mais partes, em geral por idéias opostas. Onde ninguém abre mão da sua posição e cria-se uma barreira que separa as pessoas.

Podemos observar isso na Igreja de Corinto. Lá havia partidos e até uma espécie de "concorrência" entre os seguidores deste ou daquele "líder". Estavam mais preocupados com suas reputações e influências do que com Deus e a Sua verdade (1 Co 1:10-13).

Mas será mesmo uma realidade apenas daquela época?! Não, infelizmente, isso faz parte de muitas igrejas, empresas e até famílias. Todos se apegam às suas ideias e posições, preferindo terem a razão ao viverem unidos. Pois "nossos projetos são melhores, nossas igrejas são maiores, etc" Mais uma vez a inveja, o ciúme, o orgulho aparecendo e penetrando em nossos corações.

Será que vale tanto a pena lutar para que se faça aquilo que pensa? Só pra provar que está certo? Brigar e causar divisões não leva a lugar nenhum. Deus não aceita o espírito divisor que domina tantas pessoas hoje. Se nos achamos melhores e superiores estamos errados e dominados pelo orgulho. "Agindo com imaturidade e carnalidade".

Li essa frase, a mais pura verdade: "A divisão é como um câncer: mesmo não notada no início, vai corroendo o corpo de Cristo até a morte da congregação". A Divisão é uma das armas do inimigo afim de derrubar a Igreja de Cristo. "Se um reino estiver dividido contra si mesmo, tal reino não poderá subsistir; se uma casa estiver dividida contra si mesma, também não poderá subsistir” (Mc 3:24,25). Somos um corpo, membros ligados uns aos outros. Divindindo tira-se a força de todo corpo (1 Co 12:12-27).

Ter opiniões diferentes é óbvio que iremos ter, somos pessoas diferentes. Mas isso não pode destruir a comunhão. Precisamos permitir um ao outro a liberdade de pensar e fazer de sua forma sem que isso vire ataque pessoal. Ou seja, não precisamos bater de frente, mas tentar achar uma saída em comum. Ou muitas vezes deixar seu pensar de lado para evitar conflitos.

Deus prefere que lutemos pela unidade, nem que para isso tenhamos que deixar de lado nossas certezas e opiniões. Ele deseja que vivamos juntos e em harmonia!

Deixemos então o egoísmo, o querer fazer de qualquer modo, a arrogância, e respeitemos as dúvidas, as ideias de nossos próximos, refletindo ao invés de discórdia o amor de Deus. Entendendo, convivendo com as diferenças e mantendo a paz com todos! "Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros" (Rm 14:19).

Lembre-se: Dividir enfraquece, compartilhar fortalece! Onde o amor predomina, Deus é glorificado!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Essência é Jesus

A vida é um Vapor aprenda a dar valor!

Armadura de Deus: Cinto da Verdade